Arqueologia - Costumes - Sufismo - Poesia - Lendas - Língua etc.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A torre do Facho



A vila de Alvor deve o seu nome, ou topónimo, a uma importante atalaia árabe situada estrategicamente numa falésia, a nascente.
Da palavra al-Bourj, que na língua árabe significa "a torre", passou a al-Bour e ficou Alvor.
Devido à sua posição previlegiada foi sendo utilizada depois pelos cristãos à qual deram o nome de "torre do Facho" pelo facto de, tal como no passado, ser utilizada preferencialmente de noite, onde se acendia no seu topo um facho ou pequena fogueira que alertava imediatamente a povoação para qualquer perigo.
É descrita em documentos antigos mas, por não a conseguirem localizar, os historiadores locais deram-na como desaparecida para sempre.
No entanto, o seu lugar exacto foi identificado há uns anos por nós.
Apesar de não restar actualmente quase nada que a identifique por se ter transformado com o tempo, num monte de terra e pedras, ficou no entanto como testemunho solitário,  aquilo que resta da sua escada de acesso.
Uma cuidada escavação arqueológica revelaria com certeza as suas fundações e quem sabe se algo mais, assim como uma intervenção no sentido da reconstrução da velha Torre do Facho ressuscitaria um pouco da História da povoação a que a velha al-Bourj  deu o nome.


Sem comentários:

Web Statistics