Arqueologia - Costumes - Sufismo - Poesia - Lendas - Língua etc.

domingo, 27 de maio de 2012

A Luz que Cativa


Ao perguntar “como posso ir até a Ti”.
Ele respondeu: “abandona teu eu” e vem. Nada pode ser acrescentado à Unidade.

Quando Allah soube que minha súplica era sincera e desesperada, me inspirou o completo esquecimento de mim mesmo.
O limite final dos autênticos iniciados corresponde aos dois primeiros estágios dos profetas.

Inclino-me com veneração, me prosterno com humildade.
Despojei-me do meu eu como a víbora de sua pele.
A perfeição do iniciado se adquire mediante o aquecimento no amor por seu Senhor.

Como se reconhece o iniciado?
É o que não se deixa embriagar por sua invocação.
Ele é o Uno.

Sufi é aquele que toma o Livro de Allah em sua mão direita e a tradição em sua mão esquerda.
É preciso abandonar a cólera, o orgulho, a disputa que gera hostilidade.
Seja seu próprio crítico e faça o exame de consciência. Combata ao ‘eu’.
O amor e a fé colaboram no coração do homem sincero.

O que é o sufismo?
É afastar o ‘eu’ com o serviço (ao mundo).
Invoco-te no segredo do meu coração – estou aniquilado e Tu permaneces.
Meu nome se desvaneceu...
Não há nada mais – só Tu existes.

Abu Yazid Bastami

Sem comentários:

Web Statistics