Arqueologia - Costumes - Sufismo - Poesia - Lendas - Língua etc.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Cavalaria Espiritual Islâmica.( Futuwwa فتوة )

O grande Mestre do Sufismo no Gharb Al-Andalus, Abu Al-Qasim Ibn Qasi

*
Tira as sandálias e ascende altivo
Acima das estrelas cintilantes !

Une-te à verdade !

Quem as desprezou
ficou chorando por todas as coisas.

O olhar do mais firme
- tal como o céu -
convoca a beatitude da verdade clara.

Descalça as sandálias com sinceridade,
desde os umbrais do esplendor.

Une-te ao ser !

Vale-te mais essa união
que todas as provas da razão.

Quem viu o que eu gritei à multidão
àcerca da realidade da união,
tem de deixar o mundo da dualidade.
Que são duas sombras sob o sol.

O espírito venceu a dor
ao aproximar-se do distante.

Ò mãe dos meus irmãos !
O Amado é o meu lado !

Ò povo ! Se a paixão me der a morte,
toma o meu amor, como vingança.
E vinga-me !
Ibn Qasi

1 comentário:

LOU disse...

Agradeço a publicação de um poema tão belo. Não o conhecia. Quero também congratulá-lo por este blog que tem muita coisa interessante, para quem como eu se interessa por História e pelo Sufismo. Os meus agradecimentos.

Web Statistics